Polemica: Comer doce de hostia é pecado? Revista Veja entrevista diretor da Associação Brasileira de Teólogos

Com a repercussão da visita do papa ao Brasil, surgiu uma grande polemica na mídia a respeito dos “Doces de hostia” que tem sido fabricado hoje em dia.

Dessa forma, a redação Revista Veja em São Paulo procurou o pastor Valdex da Silva, diretor da Associação Brasileira de Teólogos para saber a respeito da hóstia.


A reportagem resume as palavras do pastor da seguinte forma:

As hóstias precisam ser consagradas para terem a simbologia religiosa e se tornarem "pão sagrado", conforme explica o teólogo Valdex da Silva. "Não tem nada que o diferencie de outros pães", diz Silva, sobre o biscoito feito de água e farinha de trigo. (Revista veja)

Indagado sobre o assunto, pastor Valdex disse que entrou em maiores detalhes quando questionado com  a seguinte pergunta:

Revista veja: - Você pode me explicar, resumidamente, qual é a simbologia por trás da hóstia no ritual católico? Ou seja, o que ela significa?

Pr. Valdex: Para os católicos, depois de consagrada a hóstia é considerada o próprio Jesus e é consagrada para a comunhão dos fiéis. Esse cerimonial é comparado a Santa Ceia que é celebrada pelos evangélicos. O que é feito nessa Santa Ceia é um memorial da Crucificação de Cristo. Ao contrário da doutrina católica a bíblia ensina que devemos adorar a Deus em espírito e em verdade. Conforme as Escrituras, Jesus foi levado ao Céu e já não é mais corpo e sangue corruptíveis. Dessa forma, para os evangélicos é impossível ser a hóstia o próprio Jesus, como ensinam os católicos.
1 Cor 15:50 - E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

Na continuação, ainda foi perguntado:

Revista veja: - Qual é a diferença da hóstia consagrada e da não-consagrada?

Pr. Valdex: A hóstia consagrada, como já dissemos, para os católicos depois de consagrada é considerada o próprio Jesus. Para os evangélicos, é apenas pão servido em memória de Cristo Jesus. O pão sem fermento lembra o corpo de Cristo, e o cálice com o fruto da vide é memória do sangue do Cristo.
1 Cor 11: 24 e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim.
1 Cor 11:26 Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.

Revista veja: - E é considerado pecado fazer um doce com hóstia não-consagrada?
Pr. Valdex: Bem, o pão asmo se não for consagrado ele é apenas pão asmo. Não tem nada que o diferencie de outros pães. Certamente que para os católicos seria sim um ato pecaminoso utilizar o pão asmo consagrado para servir seja como hóstia, e transformá-lo em doce, assim como, no caso dos evangélicos, tomar o pão asmo consagrado para ser servido na Santa Ceia e fazer o mesmo. Esses pães depois de consagrados, se não são utilizados são diluídos em água correntes e não são utilizados para fim nenhum, justamente por serem consagrados.


Veja a matéria da revista na integra clicando aqui

Redação Espaço Gospel
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Polemica: Comer doce de hostia é pecado? Revista Veja entrevista diretor da Associação Brasileira de Teólogos"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial